sábado, 21 de junho de 2008

Sobre um certo Dan Brown


Há não mais de uma semana, li um livro chamado Fortaleza Digital, de Dan Brown. Provavelmente ( pra não dizer que é obvio) vocês já ouviram falar deste homem, o autor do tão impressionante Código Da Vinci.



Após já ter lido 3 livros seus, os já citados Fortaleza Digital e Código Da Vinci, além de um outro, chamado Anjos e Demônios, me encontro em total curiosidade sobre a vida deste autor. Mas, como sou uma pequena viciada em grandes futilidades da internet, sei que não irei nunca pesquisarr nada sobre ele. A inércia me proíbe.Portanto, irei fazer as minhas poucas considerações sobre o dito cujo e suas obras. Você não é obrigado a ler se não estiver com saco.



Em primeiro lugar: alguém aí sabe me dizer se ele é ateu? Ou herege?! Ou algo do tipo!? Porque, se não for... caramba! Tem tudo pra ser! Enquanto lia Fortaleza Digital, pensava: "Até que enfim! Parece que pelo menos um dos livro desse cara não tem nada contra a Igreja!" Mas como me enganei!!! Chegando perto do final do livro de repente eu me deparo com frases como: " Há muito tempo não rezava" "Não acredito em milagres" "Há quanto tempo não entrava numa igreja" "Eu havia me esquecido da eucaristia!". Nada contra, senão o fato da influência que esse tipo de livro causa em jovens alienados e sofridos, carentes de atenção. "Por que tanta libertinagem!?"



Mas, voltando, não é que eu ache que ele não deveria colocar essas coisas um tanto ateias em seus livros, longe de mim, só acho que ele deveria olhar as duas faces da moeda: A religião em seus livros NUNCA é algo bom, sempre é uma forma de ilusão uma mentira, que serve para enganar os tolos e amparar os desesperados.



Em segundo lugar: não posso negar que o cara é realmente bom. Com uma narrativa rápida ele consegue prender o leitor ao livro (tá bom, eu li isso no verso do livro! Mas eu concordo, oras!). Espero realmente ler mais alguns livros escritos por ele. Vai ver um dia me surpreendo e encontro num dos livros um personagem convicto de sua fé!



Ah! E pra quem tiver pensando:"Ora! Mas em Anjos e Demônios há padres, o Vaticano..." Bem, sinceramente, nunca vi padres tão sem fé e religiosidade quanto aqueles! E Dan Brown só mostra o lado ruim da Igreja.



Outra coisa! Eu não me considero uma verdadeira Cristã . Sim, faço parte daquela grande massa que se desloca às igrejas todo domingo, rezo todas as noites, faço parte de grupos de jovens... Mas, o que faço como Cristã frente aos outros? O que os outros que se dizem Cristãos fazem? Essas são perguntas que certamente vocês já têm a resposta...

Laís Leite

Nenhum comentário: